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Posted by : Unknown
terça-feira, 9 de maio de 2017
Conhecido pelos
novatos como o “Resident
Evil dos dinossauros”, Dino Crisis é um survival
horror daCapcom desenvolvido
pela mesma equipe da era clássica do jogo citado, justificando a semelhança na
jogabilidade entre ambos. Lançado originalmente para o primeiro Playstation em
1999, você também leva sustos com os inimigos e deve “quebrar a cabeça” para
resolver enigmas e prosseguir no jogo. A série teve três jogos da saga
principal e um spin-off.
Além do Resident,
este também se inspira claramente no Jurassic
Park de Steven Spielberg. Se passando em 2009, a
protagonista é Regina, membro da Special Forces Team enviada junto com
outros três agentes para investigar uma ilha militar isolada conhecida
como Ibis para resgatar um membro enviado anteriormente, Tom. Ao chegarem, eles percebem que o lugar está infestado
por dinossauros como resultado de um experimento secreto criado pelo Dr.Kirk
que causou uma espécie de “portal” do tempo. Caberá a eles encontrarem Tom, descobrir os segredos da base militar, e fugirem
a salvo.
Este foi o único da
franquia dirigido e produzido por Shinji
Mikami, considerado o “pai” do Resident
Evil. Como dito
anteriormente, a jogabilidade utiliza o mesmo sistema: você gira em torno do
seu próprio eixo e vai para direção que deseja, deve coletar chaves para abrir
portas, resolver enigmas, pegar itens espalhados pelos cenários, economizar
munição visto que elas são escassas, e por aí vai.
A diferença entre ambos é
que em Dino Crisis você pode correr e atirar, além
de haver um sistema chamado“Danger Events” que similar aos “Quick Time Events” dos jogos atuais, você deve apertar
botões para escapar da morte. Outra diferença são os cenários inteiramente
tridimensionais, diferente do Resident Evil que utiliza gráficos pré renderizados
(excetuando o Code
Verônica), mas mesmo assim a câmera é fixa.
Outro
ponto interessante é que quando a Regina se machucava, ela começava a sangrar,
e o rastro de sangue aguçava o olfato dos dinossauros, que seguiam o cheiro
para te encontrar, aumentando ainda mais o nível de tensão dos jogadores, e o
desespero para encontrar itens de cura.
Além disso, o
sistema de inteligência artificial dos dinossauros impressionava. Assim
como no Resident os
mais comuns são os zumbis, em Dino
Crisis são os velociraptors, que além de rápidos, se
disfarçavam de mortos depois de levar um tiro e muitas vezes fingiam que
paravam de te perseguir pra te encontrar logo depois. Para dificultar a vida do
jogador, o game dava “respawn” nos inimigos, ou seja, se você voltasse na área
que você anteriormente matou aqueles dinossauros, eles voltariam a viver.
Este é considerado pela maioria dos jogadores o melhor
da série, e foi o mais vendido com quase 2,5 milhões de cópias. No entanto, o excesso de inspirações também são
o principal defeito do Dino, pecando justamente pela falta de originalidade, visto
que o jogo não traz absolutamente nada “novo”. Mas não se preocupe, se você
gosta daqueles survival horrors antigos, é praticamente certo que gostará do
Dino Crisis.