- Back to Home »
- Analises , Especiais , Nintendo , Retro »
- Megaman X – Análise / Detonado / Dicas
Posted by : PlayersPlace
quarta-feira, 10 de maio de 2017
Megaman X é um jogo que até hoje me traz muitas recordações(e espero que para sempre), me lembro de ir no meu amigo e por mais que tenta-se não derrotar Sigma, lendas sobre partes da armadura inventadas em locais diversos, e por aí vai. Alguns anos atrás completei o jogo e agora monto este detonado.
Depois de algum tempo toda série precisa inovar, não importa qual, e no caso de Megaman isso começou parcialmente aqui, houve uma mudança de séries, fugindo da clássica para a X, isso foi bom, a série X é uma das mais conhecidas e tirou um pouco o aspecto infantil que se tinha sobre Megaman, na série X além de deixar Megaman mais forte, dar a capacidade de escalar paredes, o Buster mais poderoso e etc… O cenário menos “colorido” como era nos games anteriores, e oponentes com uma cara mais realista. Entre outras inovações.
Se por um lado temos diversas inovações, por outro temos uma grande prisão ao sistema dos jogos anteriores, o mesmo estilo de 8 chefes sem ordem definida, depois a invasão a fortaleza do inimigo. Por mais que eu goste de poder explorar livremente as 8 fases iniciais, em minha opinião não era necessário se prender ao mesmo estilo, não digo que isso seja algo ruim, mas sim repetitivo, tanto que até o X8 ainda mantém o mesmo modelo de jogo. Por estarmos analisando o Megaman X dá pra se relevar, mas nos jogos mais recentes a repetição fica notória.
Já chega de comparações, agora vamos falar de jogo, como este foi um game que mudou a série era de se esperar alguma ligação entre elas, coisa que não ocorreu, até hoje não temos o destino dos personagens da série clássica, apenas algumas especulações. Para uma pessoa chata muito ligada a história como eu, fica aquele ar de “tá, mais idaí”, as coisas perdem um pouco o sentido, o jogo tem quase 20 anos e ainda não explicaram totalmente a história, apenas alguns fragmentos de raciocínio são dados em alguns desses jogos, dependendo do seu gosto de games, você nem se importa com isso, mas para mim é um grande problema.
A história que temos sobre o jogo é simples, Megaman X(ou apenas X) é o primeiro Reploid, robô que pode agir, sentir e pensar livremente, foi criado por Dr. Light em algum momento próximo a sua morte. Essa habilidade dada é muito perigosa, pois ele pode quebrar a primeira lei da robótica “Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal” então X dorme em uma capsula por vários anos. Basicamente o a introdução do jogo é apenas isso, não sei até aonde o manual do jogo explicava outras coisas, mas parte do citado a seguir virá dele. Anos depois Dr. Cain encontrou a capsula contendo X, e a partir dos projetos originais ele criou replicas, ou Reploids. Pouco tempo depois alguns Reploids começaram a machucar pessoas, sendo estes chamados de Maverick, e assim alguns desses robôs foram selecionado para destruir os Maverick, eles são chamados de Hunters, e um tal de Sigma foi chamado para ser o líder dos Hunters, Por algum tempo tudo ocorreu bem, mas Sigma se tornou um Maverick, pois chegou à conclusão de que os humanos são inúteis e só atrapalham o crescimento dos Reploids, e a maioria dos Hunters acabam concordando com Sigma, que declara guerra a humanidade. Os humanos escondidos e perdendo forças, X decide se juntar a Zero o novo líder dos Hunters. A história vai além disso, se quiser mais procure OVA Megaman X: The Day of Sigma, e as sequencias a complementam, mais ainda faltam muitos buracos a serem preenchidos e espero que eles realmente sejam explicados.
Para finalizar deixo claro a ótima parte técnica do jogo, onde os gráficos, a jogabilidade e o áudio são de ótimos para cima, no geral são poucos os pontos fracos. A última coisa que quase esqueço de comentar é a mudança na nomenclatura e forma dos chefes, ao invés dos humanoides da série clássica, os novos vilões são baseados em animais, e não temos mais a terminação “man”, agora ela não é mais fixa.
Ponto Forte: A inovação era de ser esperada, e foi muito bem feita, dando ao jogo vário aspectos diferentes citados acima.
Ponto Fraco: Usar o mesmo “esqueleto de jogo” da série clássica, não foi lá a melhor ideia, pois na época já existiam 7 jogos com o mesmo modelo, isso poderia ser modificado também.
Nota: 8,3 / 10,0
Comandos:
Opções de Jogo:
Detonado:
Itens:
Drop: Drop simplesmente são os itens que os inimigos deixam cair, alguns com mais frequência, alguns com menos. Eventualmente você os encontra sem ter que derrotar ninguém, mas na maioria das vezes eles vem depois de matar um alvo.
Life Energy: Restaura sua vida, quanto maior mais vida. Caso esteja totalmente curado a energia irá para algum Sub-Tank não cheio, caso não tenha nenhum o item não fará nada.
Weapon Energy: Recarrega os tiros especiais, mesmo que o jogador não tenha nenhum, esse item pode ser pego, porém não fara nada, se o jogador estiver com os tiros especiais cheios o item fará igualmente nada.
1-Up: A vida, uma nova chance de morrer, já deve estar acostumado com esse item por outros jogos.
Weapon Energy: Recarrega os tiros especiais, mesmo que o jogador não tenha nenhum, esse item pode ser pego, porém não fara nada, se o jogador estiver com os tiros especiais cheios o item fará igualmente nada.
1-Up: A vida, uma nova chance de morrer, já deve estar acostumado com esse item por outros jogos.
Heat Tank: São extensões de sua vida, você encontra um em cada fase, eles se assemelham a uma sirene vermelha. Isso aumenta sua vida em duas barras. O item sempre fica bem escondido(ou quase) , a busca por estar partes é um dos pontos mais legais do jogo.
Sub Tank: São cargas reservas de energia, ao todo existem 4 no jogo, você recarrega estando com a vida cheia e pegando qualquer item que regenera vida, o cura será repassada para o primeiro tanque não cheio e em lutas de chefes por exemplo você pode recorrer a cura armazenada nesses tanques para se recuperar. Eles também estão escondidos e ao contrário dos Heart Tanks você não tem como saber se a fase possui um destes ou não.
Armadura
O principal upgrade do game, são extensões do próprio X. Cada parte se encaixa em uma área do corpo. Essas partes foram projetadas por Dr. Light muitos anos atrás e estão convenientemente localizadas nos estágios que você passa. Existem 4 dessas partes: Cabeça, Corpo, Braços e Pernas. Estão escondidos entre as fases.
- Head Part: Extensão da cabeça, seu poder é o mais insignificante. Apenas quebra blocos e pequenas pedras dando cabeçadas(pular de cabeça), existem poucas coisas que precisam disso e todas são opcionais.
- Arm Part: Extensão do braço, ou no caso o Buster. Aumenta drasticamente seu poder de fogo permitindo carregar o Mega Buster a um novo nível e os outros poderes obtidos podem ser carregados também adquirindo um novo nível de poder.
- Body Part: Expansão do corpo que cuida da parte defensiva, reduz o dano recebido em 50%.
- Leg Part: Extensão das pernas, permite a X dar um Dash apertando o botão equivalente a isso, o poder é muito útil pois aumenta sua velocidade, esquiva e alcance.
- Hadouken: Não, não é zoeira, mas vou deixar a explicação para o detonado abaixo.
Poderes: Não vou entrar em detalhes agora, mas sempre que derrotar um dos 8 chefes iniciais ganhará um novo poder, baseado no elemento que o vilão controla, eu vou falar de cada um deles assim que você derrotar o boss.
Introdução:
“”X” é o primeiro de uma nova geração de robôs que possuiu uma nova característica. A habilidade de pensar, sentir e tomar suas próprias decisões. Entretanto essa habilidade pose ser perigosa se “X” quebrar a primeira lei da robótica, “Um robô nunca deve machucar em humano”, os resultados seriam desastrosos e eu acho que nenhuma força da terra poderia impedi-lo”
“Aproximadamente 30 anos serão precisos antes que nós possamos confirmar em segurança sua real habilidade. Infelizmente eu não vou viver para ver esse dia, nem tenho alguém para continuar meu trabalho. Portanto eu decidi selar ele em uma capsula, que irá testar o seu sistema interno até sua confiabilidade for confirmada. Por Favor, não interfira na capsula até esse tempo chegar.”
“”X” possui um grande risco, e também grandes possibilidades. Eu posso apenas torcer pelo melhor.”
18 de Setembro de 20XX
T. Light
T. Light
E como todos sabem que robôs sempre vão querer dominar o mundo. X foi encontrado cerca de 100 anos depois por Dr. Cain, ele usou X como base para criar várias “Replicas” de X que são conhecidos como Reploids, só que não muito depois alguns Reploids viram Mavericks, robôs que lutam para eliminar os humanos e ter o mundo só para eles próprios. Para parar os Mavericks um grupo com um nome super original foi criado, os Mavericks Hunters.
Um dos Hunters mais fortes era chamado Sigma, ele foi projetado para ser o líder dos Reploids, X também entrou no grupo e com o tempo eles conseguiram garantir a paz, mas com o tempo o próprio sigma virou um Maverick, e como X tem a natureza pacífica ele se juntou ao novo líder dos Maverick Hunters para parar a guerra que Sigma está tentando criar.
Fase de Introdução:
Tudo começa em uma cidade destruída, por hora apenas dois robôs irão aparecer, um azul que pode atirar mísseis ou orbs elétricos, ele é bem resistente e para um iniciante pode ser difícil desviar, o outro é um amarelo que flutua, ele não te ataca diretamente, ele tenta destruir a rua para que seja impossível de passar. O local é relativamente simples, de preferência a acabar com os inimigos flutuantes antes que eles destruam uma parte significante da passarela.
Logo terá que lutam em seguida com o sub-chefe da fase duas vezes, ele se assemelha a um inseto gigante, e é bem fácil, fique no canto da tela atacando com o Buster(tiro carregado) no máximo, uns seis ou sete já bastam.
Alguns novos inimigos aparecem como o mosquito e a esfera de espinhos, que são até mais fracos que os anteriores, por outro lado o chão vai começar a cair
Na última parte da fase você se depara com o inimigo mais chato do jogo, um robozinho roxo que fica se aproximando de você e ri quando te acerta, além de um carro, caso mate o piloto poderá ficar em cima do carro e andar com ele, o que é opcional, depois achará uma nave, siga ela e espera o chefe da fase dar as caras.
Chefe Vile: Ele está com sua Ride Armor e será impossível vencer, mas para não perder é preciso deixar que ele vença usando o poder da rede de energia, não tente acabar com a luta se jogando em cima dele ou algo, perca, mas da maneira certa.
Quando X é capturado e tudo parece perdido seu camarada Zero chega destruindo um braço de Vile com um tiro, forçando o vilão a correr. Megaman X fala que não é forte o bastante para vencer, mas Zero o consola e diz que quando ele alcançar todo potencial pode ser tão forte quanto ele. Sua missão agora é derrotar todos os Maverick, isto é os robôs corrompidos que estão causando caos a humanidade ou robotidade sei lá…